sexta-feira, 9 de julho de 2010

Terapia de casal on-line é boa opção para melhorar relacionamento

Proposta da “terapia de aceitação” é focar no melhor entendimento dos erros do parceiro

The New York Times

TARA PARKER POPE


Seu casamento está precisando de terapia? Se você é como a maioria das pessoas, a resposta correta seria sim, mas provavelmente a sua resposta é não.
Na maioria dos casamentos, um ou ambos não aceitam a ideia de fazer terapia. Alguns casais não podem pagar, outros acham inconveniente. E muitos veem a terapia como o último recurso – algo que só casais desesperados precisariam. Apenas 19% dos casais atuais já participaram de sessões de terapia de casal; um estudo recente envolvendo casais divorciados descobriu que aproximadamente dois terços nunca buscaram o tratamento antes de decidir por um fim no relacionamento.
“Parece que resistimos mais em procurar ajuda para nossa relação do que para depressão ou ansiedade”, afirmou o Dr. Brian D. Doss, professor assistente de psicologia da Universidade de Miami. “Há uma forte falta de incentivo para pensarmos sobre nossa relação como sendo um problema – é praticamente reconhecer um fracasso ao admitirmos que algo não anda bem”.
É claro que terapia de casal nem sempre funciona – talvez porque o ponto tratado seja tão antigo que não tenha mais volta. Um estudo recente envolvendo dois tipos de terapia descobriu que apenas aproximadamente metade dos casais relatou melhoras duradouras no casamento.
A partir disso, pesquisadores começaram a procurar caminhos (alguns online) para atingir os casais antes que o casamento saia do trilho.
Um estudo financiado pelo governo federal está acompanhando 217 casais que estão participando de um “check-up conjugal” anual que oferece basicamente cuidados preventivos, como se fosse um exame físico ou dentário anual.
“Você não espera para ir ao dentista apenas quando tem algum dente doendo – você faz check-ups regularmente”, disse o Dr. James V. Cordova, professor associado de psicologia da Universidade Clark em Worcester, Massachussets, nos EUA, que escreveu “The Marriage Checkup” (Jason Aronson, 2009). “Este é o modelo que estamos testando. Se as pessoas viessem fazer um check-up anualmente, seriam beneficiadas da mesma forma como quando fazem um check-up físico?”
Matéria completa: 
http://delas.ig.com.br/amoresexo/terapia+de+casal+
online+e+boa+opcao+para+melhorar+relacionamento/
n1237708753223.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário